Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, domingo, 05 de agosto 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

Hoje, as agências de notícia dizem que um atirador anônimo entrou em um templo sihk perto de Milwaukee nos Estados Unidos e atirou matando várias pessoas na hora em que a comunidade entrava no templo. Ninguém sabe ainda os motivos nem o contexto desse crime bárbaro. 

A religião sihk foi fundada no século XV pelo Guru Nanak no estado de Punjab, norte da Índia e tem 20 milhões de seguidores no mundo. É uma religião monoteísta que tem algo da cultura hindu e também dialoga com o Islã. Tem como mandamentos viver sempre na presença divina, partilhar o que se tem e o que se é e trabalhar para superar o egoísmo ao qual todos os seres humanos são inclinados. Onde a religião sihk tem trabalhos, logo se cria um refeitório comunitário, pois é importante a partilha do alimento e da vida. Nos Estados Unidos, há uma grande comunidade de migrantes da Índia e como os sihks costumam usar barbas longas, frequentemente eles são confundidos com muçulmanos. De qualquer modo, esse crime é terrível, mas se for obra de um louco e isso ficar provado, terá menos consequência do se se descobre que foi ação de algum grupo de outra religião ou de terrorismo político. 

Temos de fazer tudo para que as religiões convivam em paz e sirvam a um mundo de justiça e solidariedade.

Hoje recebi um convite que muito me honra. O presidente Fernando Lugo que em 2008 me convidou (entre outros brasileiros) para participar de sua posse como presidente do Paraguai, agora está propondo que possa haver uma representação brasileira em um ato de solidariedade ao seu governo e contra o golpe de estado que o senado do Paraguai perpetrou ao expulsá-lo da presidência, por causa de sua solidariedade aos sem terra. O ato será no dia 15 de agosto, aniversário da sua posse e se eu puder, irei sim e falarei.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações