Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa inicial, 20 de dezembro de 2011

Parabéns, Dom José Maria Pires!

Hoje, nosso querido amigo e mestre Dom José Maria Pires, arcebispo emérito de João Pessoa, completa 70 anos de padre a serviço do povo. Ele é o exemplo de uma pessoa aberta e que sabe manter-se jovem aos 93 anos, sempre optando por viver em solidariedade aos movimentos populares e buscando um novo mundo possível. Sem dúvida, o que nele mais impressiona é a energia interior e a capacidade de se manter ativo e no trabalho pastoral. 

Conheço-o desde os anos 60, quando ele estava chegando como arcebispo da Paraíba e eu ia lá para falar sobre ecumenismo e diálogo entre as religiões. Ele me acolhia em sua casa. Em abril de 1974, fomos juntos visitar os presos políticos no presídio de Itamaracá e mal saímos de lá e chegamos em Recife fomos detidos e presos um dia inteiro sem comer e sem poder nos comunicar com ninguém (eu, ele e a irmã Maria Letícia - na casa de um casal amigo que trabalhava na pastoral operária). Enquanto eu, inquieto, não sabia o que fazer, Dom José enfrentava os homens da repressão com toda liberdade interior e até com certo humor. Ele nos ajudou a resistir. Quando íamos ser interrogados, nos propôs que orássemos um salmo, o que fizemos juntos e isso nos deu uma força interior incrível. 

Há poucos anos, em um encontro de pastoral, um bispo se pronunciou contra o meu nome para assessorar um encontro de comunidades de base. Dom José que estava presente perguntou por que, disse que me conhecia há mais de 40 anos e nunca tinha visto nada que eu dissesse que ele não pudesse concordar. Todos ficaram calados e eu fui convidado para o encontro (só soube disso depois). 

Amanhã vou encontrá-lo em João Pessoa e vou celebrar com ele essa graça dos 70 anos de padre, vividos na fidelidade aos mais pobres e ao projeto mais aberto de Igreja. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações