Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quarta feira, 25 de julho 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

Depois de um dia inteiro de trabalho - assessoria - com um grupo bilingue - castellano - português - ecumênico e plural, há um cansaço bom e a alegria de ver todos contentes e agradecidos pelo que se aprofundou nesse dia. O padre mexicano (Gabriel) me contou que nas recentes eleições do México, a esquerda ganhou disparado, mas os meios de comunicação e a elite sabem distorcer o resultado das urnas e sempre essas dirão o que eles querem que elas digam e assim já pela segunda vez a esquerda ganha as eleições para presidente, mas não leva. O governo norte-americano não permitirá no México que é ao lado, em suas fronteiras, um governo de esquerda. E assim o narco-tráfico continua mandando no país e a marginalização dos índios é cada dia mais forte. Eu perguntei: e a Igreja, de que lado bispos e pastores se colocam? Ele me respondeu:   

Como sempre o que for mais da direita e junto com a elite mais corrupta e corruptora. Resta ainda um profeta, Raul Veras, que foi bispo auxiliar de Chiapas no tempo de Samuel Ruiz (que conheci muito e formamos uma certa amizade). Mas, está sozinho e isolado. Lembrei-me da história bíblica de Elias que chegou no Horeb e disse a Deus: acabaram com teus profetas, só eu restei e eles querem matar também a mim. E Deus lhe respondeu: Você se engana. Não tem só você. Eu reservei um resto que se mantém fiel. Volte...(Cf 1 Reis 19). Às vezes pensamos estar sozinhos, mas apesar de sermos minorias, não estamos sozinhos. E devemos nos unir, nos organizar e dizer: estamos aqui...

Na próxima terça feira, participarei com meus amigos do MST e da Alba dos movimentos sociais - integração latino-americana dos movimentos populares - de uma conversa com o presidente Chávez na embaixada venezuelana em Brasilia. E faremos um ato de apoio à reeleição dele. Para a Venezuela, certamente é o melhor, mas para a América Latina toda é mais do que o melhor. No momento, é o único caminho viável e possível agora para a nossa real integração. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações