Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta-feira, 06 de outubro 2016

Nesses dias, muitas análises têm sido feitas sobre as eleições municipais que tivemos no Brasil nesse domingo e o que elas significam dentro da conjuntura atual brasileira. Em geral, as análises concordam com alguns pontos:

1 - as eleições mostraram que a guerra midiática contra o PT conseguiu impor uma derrota muito grande à esquerda. Em relação às eleições passadas, o PT perdeu muito e nenhum partido de esquerda ganhou.

2 - A quantidade de votos nulos e brancos foi grande e nesse sentido nem se pode dizer que houve vitoriosos. O PSDB e o PMDB ganharam algumas prefeituras a mais.

3 - Pode-se dizer que foram eleições despolitizadas. O Brasil atual vive uma crise política imensa e isso parece ter sido pouco assunto na campanha. Os candidatos falaram de outras coisas e não do país em que vivemos.

4 - Em todo o país cresceu muito o número de vereadores/as pentecostais e neopentecostais. Alguns já deixaram claro o seu pensamento contra todas as bandeiras dos movimentos populares.

A conclusão que podemos tirar disso tudo é a urgência de uma Reforma Política ampla e profunda.

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações