Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 12 de abril 2012

Dom Hélder

Acabo de voltar do lançamento de três novos volumes de cartas circulares de Dom Hélder Câmara (essas são chamadas de pós-conciliares porque foram escritas logo depois do Concílio Vaticano II, entre fins de 1965 e 1966). Já tinham sido publicados seis volumes de cartas. Zildo Rocha que coordena a edição diz que se publicarem todas, serão 20 volumes e grandes. 

Este lançamento hoje se deve ao fato de que nesse dia, 12 de abril, ha 48 anos (1964) ele tomava posse como arcebispo de Olinda e Recife. E começava a animar a arquidiocese como seu pastor por 21 anos. Hoje, havia muitas pessoas que conviveram com ele. 

Ali estavam quase cem pessoas de alguma forma marcadas pela vida e pelo contato com Dom Hélder. Contei que entre os presentes havia três padres, juntos comigo, todos de certa idade (mais de 60). Fora disso, todos leigos e leigas. Poucos jovens. Um conjunto de choro tocava músicas para o coração. Garçons serviam aperitivos e bebidas. No auditório do Museu do Estado, um encontro de lançamento do livro no qual os discursos foram breves, mas bons e profundos. Comecei a ler ou melhor reler porque algumas eu tinha lido na época em que ele (Dom Hélder) mandava datilografadas e reproduzidas com carbono e a gente lia e se deliciava. O que surpreende é a alegria e a esperança profunda que mesmo em meio a um período de ditadura e de tantas dificuldades, ele expressava e vivia. Quero aprender a viver isso.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações