Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 17 de maio 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

Ontem, a presidente Dilma deu posse à Comissão da Verdade, uma coisa que há anos e anos, o Brasil esperava e precisava. Apesar de todas as precauções e todos as explicações (não tem poder de condenar, é só para investigar a verdade, o tempo se limitará quase ao período do golpe militar, etc), as reações de alguns setores revelam que no Brasil ainda temos uma direita organizada e forte. O Estado de São Paulo de hoje tinha várias cartas de leitores protestando por que não investigar também os crimes da esquerda e dos chamados terroristas, como se fosse igual o poder de um Estado se ele se torna criminoso e o poder de jovens revolucionários idealistas que queriam mudar o país. O importante é que a comissão possa fazer seu trabalho, mesmo com o uivo dos lobos. 

Cancelei tudo o que tinha nesses dias em Brasília e Goiânia e vim ficar ao lado da irmã Agostinha que está à beira do leito de Maria Letícia, outra irmã que está hospitalizada e não está bem. Quando vivemos uma hora assim, nos bate a percepção 

1o - de como somos frágeis (de uma hora para outra, uma coisa dessas pode ocorrer, 

2o - de como ficamos impotentes diante da dor do outro. Só podemos dar amor e presença. 

3o - como nessas horas, a fé pode ser importante. Dom José Maria Pires telefonou de Minas Gerais e ao saber que eu estava chegando, me pediu que desse a ela a unção dos enfermos. Para muita gente, pega mal. É como sinal de que o padre veio para abençoar e preparar a pessoa para morrer. É claro que para minhas irmãs e amigas religiosas, não é assim. Sabem que a unção é para pedir força espiritual na dor e para fortalecer a pessoa. Eu mesmo pedi a unção dos enfermos antes de fazer a cirurgia cardíaca no ano passado e a recebi das mãos de Dom Fernando, arcebispo do Recife, meu amigo. Hoje, eu e as duas irmãs que estavam junto com ela, demos a unção e foi um momento forte de conforto espiritual e de paz. Ela mesma embora não podia falar, balbuciou as orações conosco e se mostrou muito presente e consciente de tudo. Que Deus confirme essa força divina presente nela e dê principalmente a irmã Agostinha a força espiritual necessária para esse momento. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações