Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sábado, 11 de agosto 2012

Voltei agora de um encontro do Movimento de Profissionais Cristãos (MPC) no Recife. É um dos grupos nos quais procuro me inserir e ajudar no que posso como assessor. Hoje, o grupo convidou uma deputada estadual do PT para conversar sobre a conjuntura política e as perspectivas das próximas eleições municipais. Foi um encontro bom e a deputada foi feliz em suas colocações. O que eu percebi como conclusão minha daquilo que escutei e percebo:

1o - Por várias razões, os partidos estão em crise e mesmo os que tinham uma coerência programática têm aberto mão de sua proposta social em função de conquistar ou se manter no poder. 

2o - Como não houve a necessária e urgente reforma política dessas estruturas do país, a situação tem sido dominada por caciques, novos coronéis que dominam, um em cada partido, alguns nos mais importantes e estratégicos da união e controlam a mídia e governam a partir de pesquisa de opinião. Constroem uma imagem de abertos e de sociais, mas na prática se comportam como coronéis.

3o - Nenhuma outra eleição municipal foi vista como tão importante para o quadro nacional. Em Recife, em Belo Horizonte e Fortaleza, sem falar em São Paulo, as eleições definirão muito como será o quadro nacional das eleições de 2014.

4o - Há um certo pessimismo porque mesmo os políticos que têm as melhores propostas e se apresentam como mais éticos, fazem políticas de forma autoritária e personalista. 

Quis falar do bolivarianismo como outra forma de fazer política, menos de cima para baixo e como prática de elite. Quando vamos conseguir que esse espírito latino-americano vigore no Brasil? 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações