Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sábado, 12 de novembro 2016

Nesses dias, tenho lido e até estudado o livro do irmão e mestre Boaventura de Sousa Santos: "A difícil democracia" (Reinventar as esquerdas), Ed. Boitempo.

Na primeira parte do livro, ele discorre sobre a chamada "revolução dos cravos", em 1974 em Portugal. Provavelmente, por conhecer menos essa história, parece que aproveitamos menos a sua reflexão. Quando, depois, ele entra na análise da relação entre a revolução cubana e as esquerdas, nós que conhecemos Cuba mais de perto (estive lá dez vezes), podemos compreender melhor sua análise e concordar com suas reflexões. Agora estou lendo a entrevista na qual ele explica sua compreensão de "Democracia Radical", como indo bem além da democracia formal que temos hoje em nossos países. Estou ansiando para entrar na última parte quando ele se dedicará a propor meios para se "reinventar as esquerdas". Cada dia, sinto mais que temos de aprofundar isso e discutir mais isso entre nós. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações