Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sábado, 17 de outubro 2015

Uma boa iniciativa que temos no Nordeste é que cada ano um grupo ligado às pastorais sociais fazem uma Semana Teológica em homenagem e na memória do padre José Comblin, desde que esse partiu para o Pai (2011). Nesses dias, aconteceu a quinta dessas semanas teológicas com alguns dias de reflexão em algumas comunidades e setores de base e um encerramento com todos/as os/as participantes em uma livraria do centro da cidade. E dessa vez, o grupo pediu a mim para assessorá-los junto com um teólogo-irmão, homem de Deus, pastor da Igreja Batista. Nós falaríamos na manhã do encerramento do evento.

O tema dessa semana foi "Por uma Igreja serva da humanidade e da terra, nossa casa comum".

De fato, acordei de madrugada e fui de carro para essa cidade. Ao chegar no local, um dos companheiros presentes me contou que o arcebispo tinha mandado um recado para ele:

- Não dou permissão que Marcelo Barros fale na minha diocese.

Respondi ao companheiro:

- Não preciso da permissão dele nem de ninguém para falar em local público (uma livraria). Não é em uma Igreja ou sacristia ou convento. Ele é bispo, mas não é dono da cidade. Além disso, meu compromisso é com as comunidades pobres do povo de Deus.

Entrei, sentei-me à mesa com o pastor e fizemos o encontro durante toda a manhã que foi ótimo. O pastor salientou a herança que Comblin nos deixou em quatro pontos:

1 -  Uma teologia inserida na realidade e com gosto de amor.

2 - a meditação e aprofundamento sobre o Espírito Santo.

3 - A missão da Igreja no mundo como serviço.

4 - A relação da Igreja com a ecologia e o cuidado com a criação divina.

Dialoguei com ele e com o grupo a partir desses temas. Achei melhor do que puxar outros assuntos e parece que todos gostaram. Voltei para casa revigorado ao sentir que aquela sala cheia de gente vibrava em retomar a proposta da Teologia e Pastoral da Libertação.

(Obs: Não citei aqui o nome da cidade e do arcebispo para ser justo com ele, já que escutei de uma terceira pessoa e não dele próprio essa história de ele ter pretendido me proibir de falar em sua diocese. Como não me interessa tirar isso a limpo, é melhor não  continuar esse assunto. Na carta aos gálatas, Paulo escreve: Pouco importa a lei e os preceitos. Foi para que sejamos livres que Cristo nos libertou).  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações