Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sexta feira, 24 de julho 2015

Durante dois dias, participei do encontro nacional da Rede Celebra de animação litúrgica que completa no Brasil seus 20 anos de atividade. E tudo começou por uma carta que, em 1995, enviei a alguns assessores propondo fazermos uma articulação que devolvesse às comunidades a capacidade de celebrar de modo profundo e, ao mesmo tempo, livre e a partir da realidade da vida e das lutas do povo. Uma equipe, a mesma que tinha feito comigo o Ofício Divino das Comunidades, se entusiasmou com essa tarefa e assumiu isso até melhor e mais do que eu.

Agora 20 anos depois, com escolas de formação litúrgica popular espalhadas por todo o Brasil, a Rede Celebra se reúne em Brasilia. Quase 90 pessoas, a maioria leigas e muitos jovens. Participei ontem e hoje do mutirão de fazer a memória desses anos e não pude ficar para participar do planejamento para daqui adiante. Mas, o clima é bom e nos anima a prosseguir o caminho. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações