Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, terça feira, 17 de novembro 2015

Durante todo o dia de hoje, participei de um encontro sobre "Desenvolvimento em discussão: como caminhar para um novo paradigma de organização da sociedade". Escutamos economistas, cientistas políticos e sociólogos/as. Algumas companheiras (os) nos colocaram de forma muito clara experiências sociais alternativas e principalmente a importância das comunidades indígenas e como o atual Congresso tenta fazer de tudo para tirar os direitos constitucionais que os índios conquistaram na Constituição de 88.

Saí do encontro contente por várias razões:

1° - saber que não estamos sós nesse caminho. Em vários lugares, há muita gente buscando um novo mundo possível.

2° - A situação social e econômica é calamitosa. A situação ecológica é muito alarmante, mas há sim alternativas e podemos ainda mudar a situação dominante...

3° - Muita coisa boa já está sendo feita. É urgente articular as diversas iniciativas e aceitar a diversidade das experiências em rede.

Se fosse ainda acrescentar algo, penso que seria a importância nesse caminho novo de uma espiritualidade ecumênica, leiga e que articule a visão de transformação social com o cuidado e a veneração da natureza com a qual devemos aprender. Cada dia me convenço mais que mesmo as religiões como o Cristianismo têm muito para aprender com as tradições espirituais indígenas e afrodescendentes. Axé. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações