Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica, domingo 02 de novembro 2014

A comemoração do 02 de novembro como dia de finados é muito antiga. Chega a ser mais velha do que o Cristianismo. E toca nas culturas mais ligadas à terra e aos ancestrais. Na cultura atual, parece que, por privilegiar o prático e apenas o racional, nós perdemos muito essa ligação com o passado, com a história e com os que nos precederam. A relação com nossos irmãos que partiram pode nos ajudar a viver melhor a relação conosco mesmos, com os outros e com a natureza. ( e para quem tem fé, com Deus).

Os textos litúrgicos propostos para a celebração desse domingo têm seu centro na palavra de Jesus no discurso que o evangelho de João conta no capítulo 6 e que teria ocorrido em Cafarnaum. Desse discurso, a palavra de Jesus para hoje é: "A vontade do Pai é que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia".

A boa notícia para nós é saber desse projeto divino: que todos tenham vida e vida eterna. Como isso pode se dar, não sabemos, mas podemos sim descobrir na Bíblia que essa ressurreição no último dia começa desde agora a partir do momento em que nos abrimos à amorosidade e nos tornamos sempre mais capazes de amar e de viver para os outros. Essa transformação do nosso ser (passar do egocentrismo ao altruísmo) é a realização do projeto divino e como tal é o céu em nós. Que Deus realize isso em cada um/uma de nós. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações