Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica, domingo, 04 de maio 2014

Neste domingo, as comunidades leem o evangelho de Emaús (Lc 24, 13- 35). Este relato é uma espécie de catequese sobre como podemos viver como ressuscitados com Jesus. Primeiramente, os discípulos estão a caminho. E é um caminho feito a partir da decepção, da desesperança e do desânimo. Mas, nesse caminho, Jesus ressuscitado vem encontrá-los, como vem encontrar a cada um/uma de nós. No caminho, os discípulos falam para Jesus o que estão vivendo, escutam a palavra dele, convivem com ele e no final, colocam-se à mesa para cear e o reconhecem vivo e presente no meio deles, na hora em que Jesus reparte o pão para eles. Nós somos chamados a caminhar (a fé é caminho). Na América Latina, o engajamento da Igreja no meio dos empobrecidos se chamou sempre "caminhada". Alguém se reconhece como sendo da caminhada, quando se compromete no serviço aos pequeninos de Deus. Dom Tomás Balduíno, cujo velório está ocorrendo hoje em Goiás, viveu isso desde jovem e nos envolveu nesse caminho, como uma figura viva e exemplar de Jesus. 

Como Jesus fez com os discípulos, também Tomás sempre nos convidou a partilhar a palavra de Deus, assim como repartir o alimento e a vida. 

Essa mesma vocação, nós todos temos de viver. 

Hoje, oro como os discípulos disseram a Jesus: "Senhor, fica conosco porque já está escurecendo!"

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações