Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica, domingo, 11 de janeiro 2015

Hoje, o calendário latino celebra a festa do batismo de Jesus. Nas Igrejas ortodoxas, esse fato do evangelho é comemorado a cada ano na festa do 06 de janeiro e é uma festa das mais importantes do ano.

Tanto nas Igrejas orientais como na Igreja latina, a memória do batismo de Jesus acaba suscitando a reflexão sobre o nosso batismo. Até alguns chegam a colocar como título: "Festa do batismo de Jesus e do nosso batismo".

Pessoalmente, penso que temos toda liberdade de refletir e contemplar os mistérios da fé de forma que nos façam bem. No entanto pessoalmente, (talvez por minha fixação monástica na celebração pascal), a festa do batismo cristão é a Páscoa, é a Vigília Pascal e não há outra. A festa do batismo de Jesus é fundamental para nós porque foi no batismo que Jesus descobriu sua missão de profeta e servidor e ao descobrir essa missão, descobriu-se "filho amado do Pai", no qual Deus confia e ao qual revela toda a sua intimidade.

Pessoalmente, agradeço a Deus essa graça de ser discípulo de um profeta e de poder viver esse profetismo no meu batismo pascal - que não é o mesmo feito por João Batista no Jordão. Conforme o evangelho, João mesmo afirmou: "eu batizo com água. Aquele que vem depois de mim batizará no Espírito Santo".

Essa celebração me deixa hoje a interpelação: Como viver hoje a profecia - não como João, mas como Jesus - unindo a luta pela justiça e pela libertação com a alegria de sermos inundados/as pelo Espírito? 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações