Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Meditação bíblica, domingo, 14 de abril 2013

Neste terceiro domingo da Páscoa, 3o da festa pascal (não 3o domingo depois da Páscoa), o evangelho proclamado nas comunidades e liturgias é ainda uma manifestação do Cristo ressuscitado aos discípulos (João 21, 1 - 19). Conforme a maioria dos exegetas, esse capítulo final do quarto evangelho foi acrescentado posteriormente ao texto original. Naquele momento, a Igreja estaria vivendo uma outra experiência. As comunidades estavam dispersas e a sensação era de fracasso. Apenas cinco dos discípulos continuavam juntos e sem conseguir nada nem mesmo da profissão que sempre tinha sido a deles. É nesse contexto que Jesus vem ao seu encontro. Como de outras vezes, vem de madrugada (ainda não é dia claro, mas a noite está já no final). E sua palavra é fundamental para transformar o fracasso em êxito: joguem as redes à direita da barca. A passagem correspondente no evangelho de Lucas (Lc 5) diz ainda uma outra palavra de Jesus: Vão para águas mais profundas!. Ir para águas mais profundas é um desafio para todo mundo. É mais arriscado e mais exigente. Muitas vezes a gente se contenta com o raso de nossa vida e tudo parece bem, mas nao se ganha nada com isso. E essa experiência de Jesus com o grupo termina como sempre com uma refeição que Jesus preparou para eles. Quando chegam na praia, o fogo já está aceso e os peixes grelhados. 

Uma vez, em 1996, penso, conduzi uma meditação sobre esse evangelho na beira da praia, no final de uma tarde, em meio ao encontro intereclesial de CEBs em Ilhéus, BA. Mais de 3500 pessoas se agrupavam em pequenos núcleos e repartiam a vida, a palavra de Deus e o alimento... O evangelho coloca nesse contexto a conversa de Jesus com Pedro. Deveria ter sido Pedro a perguntar a Jesus se depois de tudo (Pedro negou que o conhecia), Jesus ainda o estimava. Mas, é Jesus que pergunta e usa o verbo amar: tu me amas? E Pedro responde as tres vezes: eu gosto de você. E na terceira vez, Jesus muda o verbo e pergunta: Você gosta de mim? Ele se adapta a nós, nos aceita como somos e baseado nesse amor, ele fundamenta o ministério de Pedro: apascenta as minhas ovelhas. 

Só quem ama mais pode cuidar dos irmãos e irmãs. 

Hoje é o dia das eleições presidenciais na Venezuela. Que Deus ilumine o povo para que o bolivarianismo possa ser consolidado e seja mesmo um sinal do reino divino nesse século XXI.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações