Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Meditação bíblica, domingo 22 de setembro 2013

A parábola do administrador desonesto é uma das parábolas evangélicas menos compreendidas e por isso menos queridas pelos pregadores. O fato do evangelho dizer que o Senhor louvou (elogiou) o administrador desonesto (qual senhor? o da história ou o Senhor Deus?) Se o senhor da história é Deus, isso já cria dificuldades para quem não quer manter essa imagem de Deus como um patrão distante que exige lucro de suas propriedades. 

Tenho um amigo que me disse: Seria melhor não ler nas Igrejas essa passagem do evangelho antes que algum político de Brasília possa ouvi-la e se sinta justificado em sua tendência à corrupção. 

Só me reconciliei com essa parábola de Jesus quando descobri que ele denuncia o sistema econômico injusto (já em sua época) e ele elogia o homem que usa a riqueza injusta não para prosperar, não para lucrar mais e sim para partilhar e fazer amigos. 

E a história termina com Jesus dizendo: Vocês não podem servir a Deus e às riquezas. 

Como seria importante gritar isso hoje para o mundo e para as próprias Igrejas. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações