Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Meditação bíblica, domingo, 24 de março 2013

Domingo de ramos. Começo da semana santa. Nesse ano, coincide com esse dia, aniversário do martírio de Mons. Oscar Romero, arcebispo de El Salvador. Uma vez, o padre Comblin, meu mestre, coordenou um retiro de semana santa no mosteiro de Goiás e ele comparou o que aconteceu com Jesus ao que aconteceu com Romero. Ambos são mártires e deram a vida pela realização do projeto divino no mundo. 

A semana santa tem ainda na Igreja um peso muito de culpabilização; Ainda se fala muito da morte de Jesus como sacrifício. É preciso superar essa visão de Deus como um pai que para reconciliar-se com o mundo precisava que seu filho morresse. E precisa de nosso sacrifício... Cremos em Deus amor e ternura que quer a vida e a alegria e não sacrifícios. Temos de reinterpretar a semana santa em uma chave de leitura martirial e não sacrificial. 

O domingo de Ramos recorda a entrada de Jesus em Jerusalém. Que cena de esperança messiânica e de alegria. Penso em nossa América Latina e no momento que vivemos agora de um processo revolucionário (bolivariano). E me lembro do que Jesus disse aos fariseus e escribas: Se meus discípulos se calarem, até as pedras gritarão. Que a gente descubra nesses processos sociais e políticos, sinais de que o projeto divino vem ao mundo. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações