Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Meditação bíblica, domingo, 24 de novembro 2013

A festa que a Igreja Católica celebra hoje (Cristo Rei) foi inventada pelo papa Pio XI na época em que o Vaticano perdia de vez o poderio material do chamado "território de São Pedro". É uma festa problemática. Jesus nunca deu a si mesmo esse título de rei e quando Pilatos perguntou "tu és rei?", respondeu: "É você que está dizendo!". Sim, disse: eu sou rei e para isso vim ao mundo, para dar testemunho da verdade (do reino de Deus) e quem é da verdade (quem não aceita que se pense que Deus é caloteiro, promete, mas não cumpre) ouve a minha voz" (Jo 18, 35). Nesse ano, (ano C da liturgia), os católicos ouvem na missa o evangelho que conta o episódio do bom ladrão na cruz com Jesus. Acho incrível que os padres não digam aos fieis que o homem tinha errado ao dizer ao seu companheiro: "Nós sofremos o castigo merecido. Pagamos pelo que fizemos!". Não. Ninguém merece tortura e cruz. Nada que ele tenha feito justifica aquilo. Por outro lado, sua palavra a Jesus é justa: "Lembra-te de mim quando entrares em teu reino". A resposta de Jesus: "Hoje mesmo estarás comigo no paraíso" não serve para nós porque não queremos morrer hoje, ir hoje ao paraíso. Mas, pode sim ser traduzida por: Hoje mesmo poderás receber o reino de Deus. Isso sim e isso queremos. Cada um/uma de nós na sua vida concreta e no momento atual que está vivendo. 

Infelizmente, ainda hoje, a cruz continua sendo o destino de muita gente. No tempo de Jesus, a cruz era o castigo imposto pelo império romano aos escravos rebeldes. Hoje, a cruz é a consequência de um sistema social e econômico que marginaliza e exclui muita gente e provoca muitos sofrimentos, muitas vítimas. 

Como diz Jon Sobrino, não somente há pessoas crucificadas, mas mesmo povos crucificados e Deus é ofendido como Deus enquanto houver cruz. Deus não quis a cruz de Jesus e não quer cruz para ninguém. Temos de lutar e consagrar nossas vidas para tirar da cruz as pessoas crucificadas, quem quer que seja e onde quer que estejam, os migrantes na Europa (eu digo essa homilia hoje na Itália), os milhões de excluídos na América Latina e África e tantas pessoas vítimas de um mundo que exclui. 

Hoje mesmo estarás comigo no paraíso pode ser traduzido por Hoje mesmo receberás o reino de Deus, isso é, mesmo no meio desse mundo mau, podemos viver de outra forma e começar uma nova ordem do mundo, a partir da solidariedade e da opção pela vida. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações