Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica, domingo, 26 de maio 2013

Nesse domingo, a Igreja Católica celebra a festa da Ssma Trindade. Não gosto muito dessa festa por ser uma celebração dogmática, instituída na Idade Media para convencer hereges. Deus não pode ser reduzido a uma idéia ou formula. Cremos nele como amor universal, energia de comunhão e união. E essa união que os antigos diziam ser trinitaria (como de um pai, de um filho e de uma vida de amor que os une e une a todas as criaturas). Hoje poderíamos dizer holistica. De toda forma o que êh importante para nos e entrar nessa união divina, participar dela, divinizar-nos. Hoje, não afirmo mais ou expresso a minha fé do mesmo modo ou com as  mesmas palavras que fazia antigamente. Hoje sei que devo crer do mesmo modo de Jesus, modelo e aperfeiçoador da nossa fé como dizia a carta aos hebreus (Hb 12). Creio em Jesus, assumindo a fé de Jesus, fé no Pai maternal, fé no projeto divino a ser realizado no mundo e alegria de ser admitido nessa intimidade divina a um ponto tal que nos tornamos um só com Jesus através do Espirito no amor do Pai, mãe de ternura. 

Penso como esse caminho pode tomar não somente uma dimensão interpessoal e afetiva no plano pessoal e intimo nosso, mas também ter uma expressão social e política em estruturas mais justas e fraternas em nossa sociedade. Desde que conheci melhor, estudei e até conheci concretamente o Bolivarianismo, tenho me convencido de que, mesmo com algumas limitações, esse caminho de integração latinoamericana pode ser uma expressão mesmo parcial, mas já em ato desse sonho divino.

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações