Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica para o domingo 15 de março 2015

Nas Igrejas antigas, esse domingo (o 4° da Quaresma) marca o começo da segunda parte da caminhada pascal. Na tradição latina, desde o começo da celebração, somos convidados a nos alegrar porque a nossa libertação está próxima. Como o refrão inicial da missa começava por essa palavra “Alegrai-vos”, esse domingo ficou com esse nome em latim: Domingo Laetare, ou seja, domingo da alegria.

Na Igreja do Recife, nos tempos em que Dom Helder começou o movimento bíblico “Encontro de Irmãos”, (1968- 1969), geralmente num sábado do Advento, ele costumava convidar-nos a todos para uma noite de caminhada e de meditação em comum pela BR 101 que ainda estava sendo construída na direção do santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, no alto dos Montes Guararapes. Saíamos, milhares de pessoas, homens, mulheres e crianças de todos os bairros de Olinda e Recife, às 10 da noite de um ponto na altura da Cidade Universitária e lá íamos cantando, conversando sobre um texto bíblico e partilhando água, refrigerante e comida. A noite inteira. Quando o sono atacava forte, as pernas cansadas começavam a querer parar, era madrugada, com  o sol nascendo no horizonte, a gente via lá longe a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres que surgia majestosa no meio da paisagem verde que ainda cobria aquela parte do Recife. E aquela visão nos dava nova coragem e alento para caminhar. 

O 4° domingo da Quaresma nos traz essa alegria da espera da Páscoa que está próxima. Para isso, é importante aprofundarmos o que pode ser a celebração dessa Páscoa para nossas vidas e como podemos vivê-la de um modo novo nesse ano. Na Regra dos monges, São Bento convida todos a “em cada Quaresma, intensificar a oração e a solidariedade para esperar na alegria do Espírito Santo a santa Páscoa”.

Esse domingo é marcado por textos bíblicos sobre a misericórdia de Deus, especialmente a segunda leitura (Ef 2) e o evangelho (João 3, 14- 21). Esse é tirado da conversa de Jesus com Nicodemos, um fariseu importante de Jerusalém. E a partir daquele diálogo, o evangelho diz a todos nós algumas coisas importantes:

1 - A nossa salvação é de graça e nos vem pelo amor gratuito de Deus.

2 - Esse amor se manifesta na vida doada de Jesus e se realiza quando Jesus deu a sua vida por nós. Enquanto o mundo propõe às pessoas se tornarem importantes e mandarem nos outros, o evangelho disse que Jesus foi exaltado e Deus lhe deu força quando ele aceitou sacrificar-se por nós. Esse é o nosso caminho hoje. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações