Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Momento bíblico, terça feira, 03 de janeiro 2012

 O endereço de Deus

Ernie Chambers, senador por Nebraska, abriu na justiça dos Estados Unidos, um processo criminal contra Deus. Deus é acusado de ser responsável pelos atos terroristas cometidos por fundamentalistas religiosos. É também culpabilizado por provocar terremotos e desastres naturais, assim como nascimentos de crianças com má formação. Deus teria ainda inspirado  textos considerados sagrados, que transmitem medo e insegurança às pessoas com a finalidade de conseguir obediência total e servil. O processo caminhou até o Tribunal de Justiça, mas o Juiz encarregado do processo respondeu ao senador que não poderia abrir o processo contra Deus e condená-lo porque Deus não tem um endereço fixo e reconhecido. “Se o senhor não tem um endereço postal certo do acusado e um número de telefone com o qual possamos nos colocar em contato com ele, não temos como convocá-lo a uma audiência e julgá-lo”.

Nesses dias, as comunidades católicas e anglicanas acabaram de celebrar a festa do Natal e preparam a Epifania, ou seja, a manifestação de Deus no mundo através de Jesus. As Igrejas ortodoxas fazem essa festa no dia 06 de janeiro. Em várias regiões do Brasil, grupos de católicos populares já cantam nas folias de Reis: “Deus vos salve, casa santa, onde Deus fez a morada”. Conforme esses devotos, o endereço de Deus é a casa dos companheiros, o lugar onde a  comunidade se reúne para fazer festa.  

Esses pobres testemunham que Deus não é todo poderoso e culpado de tudo o que acontece. Se fosse assim, eles culpariam a Deus de tantos sofrimentos e desventuras de suas vidas. Ao contrário, agradecem a Deus pelo fato dele estar sempre com eles na sua resistência. Ernesto Balducci, filósofo e espiritual italiano, dizia: “Enquanto não renunciarmos à idéia de um deus onipotente, não compreenderemos o que é o Natal”.

A imagem de um Deus todo-poderoso, responsável por tudo o que acontece, merece mesmo a acusação e o processo do senador Chambers. O pastor Roger Schutz, fundador da comunidade ecumênica de Taizé, dizia: “Deus não castiga ninguém. Deus só pode amar. Se não, não seria Deus”. Jesus transformou a imagem de Deus. Ao “derrubar do trono os poderosos”, como cantou Maria, sua mãe – o próprio Deus renunciou a seu trono e se tornou pequeno e impotente. Nós somos o endereço desse Deus que nos chama a ser presença e testemunho do seu amor por toda a humanidade.

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações