Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Texto de Reginaldo Veloso, segunda feira, 26 de maio 2014

Ontem, participei da festa de 45 anos do movimento de evangelização "Encontro de irmãos". Eram mais de 500 pessoas, a imensa maioria, gente pobre. Havia pessoas mais velhas, algumas ainda do tempo em que Dom Helder começou o movimento e outras mais jovens. Tudo muito animado. 

Na hora, além de mim, chegaram três outros padres para concelebrar com o arcebispo Dom Fernando. O padre Manuel (de Abreu e Lima), o padre Antonio Maria que estava no começo do movimento e atualmente mora em João Pessoa e o padre Allan, francês de 83 anos que continua trabalhando na periferia. 

Dom Fernando veio celebrar e na hora da missa me pediu para fazer a homilia. Sem dúvida, diante de todos ali, foi um gesto de confiança e apreço. A partir do evangelho de ontem, falei do movimento e dos desafios que todo movimento eclesial tem hoje: colaborar com a proposta de renovação eclesial do papa Francisco e  retomar um projeto de formação mais profunda, formação bíblica e social. 

Hoje, no lugar de escrever um texto meu, reparto com vocês a reflexão que recebi hoje do irmão e amigo Reginaldo Veloso: 

Na expectativa de PENTECOSTES...

Entre outras virtudes, as celebrações do Ano Litúrgico, através da dinâmica do “memorial”, nos propiciam a vivência sempre atualizada do Mistério da Salvação, retomando, as facetas peculiares de cada Tempo, de cada Festa, e nos levando a experimentar a força da Palavra criadora e do Espírito renovador.

Ao aproximar-se, então, mais uma vez a Festa de Pentecostes, os Domingos do tempo Pascal, fazem ecoar as promessas feitas por Jesus, especialmente no Evangelho de João, do envio do Espírito da Verdade, o Advogado, o Confortador, o Consolador. Hoje, poderíamos, ao gosto da nomenclatura atual, chamá-lo também de “Assessor”!

Que venha o Espírito prometido! Aliás, sua irrupção na História, muitas vezes, se dá da maneira mais inesperada. Temos exemplos recentes e ofuscantes: a renúncia de Bento XVI e, sobretudo, a eleição de Francisco, Bispo de Roma.

E como precisamos de que esta irrupção transformadora chegue a atingir, de maneira ampla e profunda todo o Corpo da Igreja, infectado, ao longo das últimas décadas pela retomada do mais decadente clericalismo, com a sistemática nomeação de bispos medíocres e a consequente ordenação de uma legião de presbíteros, “dotados”, ao mesmo tempo, de inescamoteável incompetência e exacerbada consciência de “poder”, pernicioso binômio, que normalmente leva à prepotência, no trato de pessoas e na gestão da vida eclesial, ao mercenarismo, ao aburguesamento e à mercantilização da vida religiosa.

O resultado lastimoso de tudo isso é a imbecilização do Povo de Deus. Assistimos atônitos ao “florescimento” de um tipo de experiência religiosa que se propaga com a velocidade de uma praga e se consubstancia da prática das “devoções” mais esdrúxulas, que vão, da venda de água benta engarrafada e rotulada, a “missas de cura”, passando por um variado leque de “terços” e “escapulários” e “bênçãos” e “correntes” e “novenas” e “adorações” e “louvores”, bem como os ruidosos e agitados megashows, com direito a todas as bizarrices possíveis, com ampla cobertura do rádio e da televisão. Aliás, há canais de TV e rádios que se dedicam exclusivamente a esse tipo de manipulação de pessoas, o mais pernicioso “produto” da onda consumista do sistema capitalista, que descobriu na “religião” seu mais novo e ubertoso filão.

É triste e preocupante assistir à banalização da Eucaristia, expressão mais significativa da vida eclesial, à mediocridade ridícula das homilias, às aberrações com relação ao culto dos Santos e Santas, sobretudo da Mãe do Senhor, em suma, à alienação religiosa, que vem esvaziando a vida de tantos cristãos, entre outras, da dimensão de Cidadania, de compromisso sócio-político, num tempo de tanta urgência.

Enquanto isso, por onde a gente passa, escutam-se os lamentos e reclamos de gente que vem das CEBs, dos Movimentos de Evangelização de cunho libertador e das Pastorais Sociais, que já não encontram arrimo nas paróquias e dioceses e vivem uma lamentável experiência de orfandade. Praticamente entregues à própria sorte, somente à custa de muito desprendimento, de heroica generosidade e espírito de militância, conseguem perseverar, em clima de resistência, num caminho evangélico de fé, esperança e fraterna solidariedade.

É, em nome desse atual “Resto de Israel”, em nome do resgate da cidadania eclesial e social, que urge articular todas as forças vivas do que resta da Igreja renascida do Concílio Vaticano II e de Medellín, em nosso país e em nosso Continente, aproveitando, por exemplo, o ensejo das comemorações do Cinquentenário conciliar, no sentido de ver “A Alegria do Evangelho”, tão oportuna e inspiradamente  anunciada por papa Francisco ir, pouco a pouco, desabrochando de um verdadeiro esforço de retomada da “primavera” que o Santo João XXIII, mais de 50 anos atrás, desencadeou qual “novo Pentecostes”.

Neste sentido, façamos a próxima Novena de Pentecostes, abrindo os olhos aos “sinais dos tempos”, e os corações, aos desafios acolhidos à luz da fé bíblica como apelos de Deus, em busca de respostas criativas, profundas, eficazes e ecumênicas, na força do Espírito Santo. Ver, julgar e agir, eis o que importa, mais que nunca.

Recife, maio de 2014

Reginaldo Veloso,

Presbítero das CEBs

Assistente do Movimento de Trabalhadores Cristãos – MTC – Região Nordeste 2

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações