Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Artigo semanal, quinta feira, 31 de outubro 2013

Acabei de vir de uma cerimônia em homenagem a Henrique Cossard. Essa reunião promovida por seus filhos reuniu amigos e todo o pessoal de militância popular do Recife nos anos 70. Um auditório cheio. E o vídeo preparado para a ocasião mostrou Henrique jovem, padre operário na França, padre assistente de juventude operária em Recife, trazido por Dom Hélder e depois perseguido pela ditadura e ele sempre consagrado à educação popular. Pessoalmente eu fui mais amigo de Peggy (Margarida Serpa Coelho) e foi através dela que naquele tempo conheci Henrique. E passei a admirá-lo pela força de sua consagração. Que Deus o fortaleça e o mantenha por muito tempo entre nós. 

Hoje é o dia da Reforma protestante. Sobre isso, publiquei nessa semana o seguinte artigo: 

A nova reforma da Igreja

Cada ano, no final de outubro, os cristãos celebram o Dia da Reforma. Conforme a tradição, no 31 de outubro de 1517,  o doutor Martinho Lutero iniciou o movimento da reforma protestante ao pregar suas 95 teses na porta da catedral de Winttemberg na Alemanha. Ele afirmava: “A Igreja reformada tem de se reformar permanentemente”. Essa verdade é um pensamento comum a toda a Igreja e, nesses meses, tem sido diversas repetido pelo papa Francisco. Ele tem recordado aos católicos que a Igreja tem sempre de se renovar. E assim, tem chamado padres e bispos a uma conversão mais profunda ao evangelho do Cristo.

No século XVI, Lutero denunciou a hierarquia católica porque esta tinha se distanciado muito da fé bíblica e da Palavra de Deus. Denunciou que os padres negavam o sacerdócio comum de todos os fiéis. Pregavam que as pessoas se salvam por suas obras ou mesmo pelas indulgências oferecidas pela hierarquia às vezes até compradas pelos fiéis. Esses e outros escândalos presentes na Igreja da época, graças a Deus, com o passar dos tempos, foram superados. Em 1999, um documento assinado pelos representantes da Federação Luterana Mundial e da Igreja Católica Romana selava o acordo das duas Igrejas sobre a salvação pela fé e o sacerdócio comum de todos os batizados. O documento constatava que, mesmo se as palavras usadas podem ser diferentes, as duas Igrejas têm a mesma fé. Esse acordo pôs fim a uma divisão de quase 500 anos. No entanto, revelava também a necessidade de uma reforma permanente das Igrejas. Há mais de 50 anos, para colocar a Igreja Católica em um caminho de renovação evangélica, o papa João XXIII convocou e abriu o Concílio Vaticano II. Pouco depois, Harvey Cox, teólogo e pastor batista norte-americano, propunha a todas Igrejas uma nova reforma, baseada em uma atualização da linguagem da fé para o homem e a mulher de hoje.

A partir dos anos 60, o mundo mudou muito. Embora a humanidade tenha feito progressos imensos no campo da técnica e das comunicações eletrônicas, nem por isso se tornou mais justa e pacífica. Ao contrário, as diferenças entre ricos e pobres aumentaram. Atualmente,  a consciência sobre vários direitos sociais tem crescido. A ciência permite a muitas pessoas viverem mais do que há 50 anos. Mesmo assim, o mundo de hoje, como está organizado, parece pior e menos humano do que aquele no qual a minha geração nasceu e cresceu. E isso, apesar de que o número de Igrejas e religiões tenha crescido muito. Mesmo se a sociedade é mais secular e, graças a Deus, mais pluralista e diversificada, em todo o Ocidente, o Cristianismo ainda é a religião majoritária e os seus ministros continuam a gozar de certo prestígio.

Essa situação social do mundo é sinal de que alguma coisa anda errada. Apesar de toda pregação do Evangelho cristão e da mensagem de amor, comum a todas as religiões, as Igrejas não têm conseguido que o mundo supere as ameaças de guerra, vença as injustiças sociais e viva em paz, justiça e cuidado com a natureza. No plano interno de cada Igreja, cada vez mais aumenta o número de pessoas que se dão conta: é necessária uma nova reforma das Igrejas. É preciso voltar ao projeto original de Jesus e, ao mesmo tempo, ser capaz de expressá-lo em linguagem e sinais mais acessíveis à humanidade de hoje. E as Igrejas, ao se reaproximarem do Evangelho, poderão experimentar uma nova unidade entre elas. Não para formar uma superestrutura centralizada e sim para, ao viver sua diversidade, as Igrejas se comportem como comunidades irmãs no serviço amoroso à humanidade. Esse será o testemunho de que Deus é amor e se manifesta onde as pessoas aceitam viver o amor solidário como principio de vida. Que esse 31 de outubro, aniversário da reforma, lembre a todos os cristãos a palavra de São Paulo: “O ser humano renovado (ou reformado) nunca deixa de se renovar à imagem daquele que o criou” (Cl 3, 10).  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações