Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa inicial, segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Religiões e direitos humanos

Nem sei se deveria já comentar isso aqui, mas, como é algo que mexe muito comigo, não me contenho em expressar o que sinto. Acabo de receber um telefonema de Brasília. Ao telefone, a pessoa  me conta que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República está criando uma sub-secretaria ou departamento de promoção do diálogo entre as religiões - uma secretaria especializada em acompanhar as religiões para cuidar de que todas sejam respeitadas e valorizadas, sem que uma se imponha sobre as outras. Vocês sabem, sem que eu precise dizer, qual delas tem essa mania histórica. E nem também é necessário falar como isso me toca. Também soube que, diariamente, ainda ocorrem neste país, gestos e fatos de discriminação e ataques violentos, principalmente por parte de alguns pastores neopentecostais a grupos de tradição afro-descendente e estes grupos não têm como se defender. 

É claro que ao receber o convite para fazer isso voluntariamente (não é emprego, não tem salário. Só se recebem as passagens para as reuniões e hospedagem), mudei meu calendário de atividades e aceitei instantaneamente muito honrado de ter sido convidado. Conto com vocês todos, meus amigos, neste caminho. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações