Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 10 de março 2016

Ontem, concluímos o encontro de estudo dos padres da diocese de Itabira. Nos anos 60, era a diocese do jovem bispo Dom Marcos Noronha, amigo de Dom Helder Camara. Era um dos bispos mais jovens e abertos do Brasil. Foi pouco compreendido pela própria hierarquia e acabou sendo meio obrigado a renunciar.

Parece que consegui criar um ambiente de diálogo e de reflexão sobre como viver no ministério presbiteral e em nossa vida pessoal a proposta da misericórdia que o papa nos faz pedindo que esse aspecto misericordioso seja como o rosto de nossa Igreja.

Consegui mostrar que, muitas vezes, as paróquias e homilias dos padres não deixam transparecer esse aspecto da mensagem da Igreja e o próprio rosto de Deus que testemunhamos não parece ser o de um Deus que é Amor e só pode amar.

O que penso - não consegui que eles todos se dessem conta - sei que não é fácil - é que a misericórdia de Deus se expressa não apenas no trato pessoal com cada um, mas se revela e se expressa na ação social e política. E infelizmente, as questões sociais ainda são tratadas na pastoral cotidiana das paróquias e dioceses como se fossem a cereja no bolo. Não conseguem penetrar no núcleo duro da fé. E isso é pena. De todo modo, deixei a interrogação e é provável que muitos deles pensem.

À noite, um bom encontro e diálogo com Jonathan, jovem inserido na pastoral de juventude e parceiro meu, junto com outros no comentário ao evangelho de Marcos. Conversamos muito sobre a pastoral da juventude e ele me animou a escrever junto com ele e o grupo. Saí da conversa me lembrando dos meus tempos de jovem e me sentindo renovado, principalmente pelo carinho dos jovens comigo.

Estou de volta a Recife depois de um dia inteiro de viagem, como se eu tivesse vindo da Europa. A espera em aeroportos cansa, principalmente porque se respira um ar de ansiedade e quase nervosismo, seja pelo barulho dos alto falantes que anunciam os voos, seja pelas longas filas diante de cada portão de embarque. Hoje, não sei por que, no aeroporto de Confins em Belo Horizonte, pela manhã, vários voos foram cancelados. Fiz um voo por Brasília. Aproveitei e escrevi o voo inteiro - uma boa ideia para um espetáculo teatral sobre Dom Helder. Mas, tenho primeiro que apresentar a Dom Fernando, o arcebispo que me pediu essa ajuda. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações