Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 16 de agosto 2012

Estou no Recife, quase que só para dormir, já que amanhã viajo para o encontro sobre teologia da libertação e bolivarianismo em Caracas. Saí pela manhã de Assunção. Antes de sair, recebi um telefonema do presidente Fernando Lugo. Disse a ele que contasse comigo e ele me respondeu: - Sabe o que eu gostaria de lhe pedir?

Pensei que fosse me pedir alguma participação na campanha política ou sei lá o que. Ele continuou: - Quero fazer um retiro espiritual com você. Prometi que organizaremos isso. 

Sem dúvida, para um homem público e ocupado como ele, ter um tempo assim de parada e de reflexão e oração sobre o que Deus pede da gente a cada momento e diante de cada desafio da vida é fundamental. Fico feliz se puder ajudar nisso. 

No avião, durante a viagem, escrevi um artigo para uma revista italiana sobre o encontro de Jesus com a mulher samaritana (João 4), um texto que me encanta e interpela sempre. Nele, a palavra de Jesus queima como fogo: Deus é espírito e verdade e seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade. Jean-Yves Leloup traduz esse espírito e verdade , por devem adorá-lo através da respiração (em hebraico ruah é sopro e é espírito) e verdade tem o sentido também de solidariedade e compaixão. Então interioridade e solidariedade, duas bases da espiritualidade evangélica. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações