Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sábado, 27 de agosto 2016

Hoje, fazemos memória do dia em que partiu para o céu Dom Helder Camara, nosso profeta e mestre de vida (27/ 08/ 1999). Na Igreja das Fronteiras, onde ele viveu por 40 anos, celebraremos essa memória na missa de amanhã às 11 horas.

Para mim, celebrar a memória de Dom Helder é retomar as últimas palavras que escutei dele: "Não deixe cair a profecia". Tento viver isso. E sei que essa profecia a qual ele serviu - a palavra de Deus na vida do povo - tem de ser permanentemente atualizada e renovada. Não se trata só de repetir o que Dom Helder disse e fez, mas de continuar a caminhada no espírito de abertura e de diálogo com as novas gerações que ele sempre viveu. Isso me leva, atualmente, a novas paragens e desafios, mas o Espírito de Deus não para. Se nós paramos, nos distanciamos dele porque ele não para nunca. Vai sempre em frente e renovando tudo...

Como diz o salmo: "Quando tu, Senhor, teu Espírito envias, todo mundo renasce, é grande a alegria". 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações