Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, segunda feira, 27 de junho 2016

Domingo à noite na Igreja Cristã de Ipanema, no Rio. Uma comunidade que reúne cristãos presbiterianos, metodistas e um ou outro de outra Igreja... Um culto alegre, mas principalmente afetuoso e envolvente, coordenado pelo meu amigo, o pastor Edson Fernando de Almeida. Tive a alegria de fazer a homilia sobre o evangelho lido hoje nas Igrejas e participar com o pastor da comunhão que antecipa a unidade de todas as Igrejas.

Um dos textos lidos no culto foi do escritor Herman Hesse. E dizia: "O conhecimento, todo conhecimento, se for realmente algo verdadeiro só contém uma única verdade. É o conhecimento do que há de vivo em nós. da magia secreta, da divindade oculta, que cada um de nós traz em si mesmo/a. É a sabedoria na qual aprendemos a retirar desse ponto mais secreto de nós mesmos todas as verdades, inclusive aquelas que são ou parecem entre si contraditórias. O hindu chama de atma, o chinês denomina de tao. O cristão considera como graça. A graça ou o tao nos envolve sempre. Ela é a luz. É o próprio Deus em nós. Quando, mesmo que seja por algum momento, nos abrimos a essa luz, ei-la a tomar conta de todo o nosso ser e a iluminar em torno de nós.... ".

De outro modo, corresponde ao que nosso mestre, o saudoso Rubem Alves dizia parafraseando um texto do profeta Habacuc (3, 17- 18): 

"Embora a seca seque as fontes 

e rios e campos fiquem esturricados, 

e o gado morra de sede e de fome

e as queimadas devorem os pastos,

Mesmo que os machados transformem

florestas verdes em desertos áridos,

e os palácios estejam cheios de corruptos.

Apesar disso, minha alegria continuará a florir. 

E eu continuarei a fazer poemas

diante do impossível". 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações