Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Cristo nos levanta para o alto de nossas vidas


                Na realidade brasileira atual, na qual muitas pessoas têm dificuldade de manter a esperança, é bom proclamar que o Cristo ressuscitado, assumido plenamente em Deus, seja para nós força de resistência, luta e de garantia da vitória final, mesmo no meio de muitas dores e de todos os martírios pelos quais passamos. Se o Cristo, cabeça do corpo da Igreja, entrou nessa realidade da meta final, nós podemos ter certeza de que estamos nisso com ele. Nesse sentido, esse domingo é a festa da celebração de nossas utopias...

                  As leituras bíblicas têm a linguagem antiga. Os Atos dos Apóstolos trazem a pergunta dos discípulos: "Quando virá o reino?". Nesses dias, um senhor me perguntou: "Quando deixaremos de falar de reino de Deus e começaremos a falar de república de Deus ou de Bem-viver de Deus?". Eu respondi que, infelizmente, o Espírito Santo conduz à humanidade para novas relações sociais e políticas, mas, geralmente, os últimos a se tocar com isso são os ministros e ministras das Igrejas cristãs. E em geral, falam do reino de Deus para garantir o reinado deles e delas. Os discípulos fizeram aquela pergunta a Jesus assim, interessados na posição que eles iriam ganhar no estabelecimento do reinado de Jesus. E ele respondeu: "Não compete a vocês saber tempos nem como o Pai fará o seu projeto". Mas, nós cremos que fará - não um reinado teocrático ou religioso e sim realizará as utopias da paz, da justiça e da comunhão com o universo. 

                   E o Cristo que nós cremos ser Jesus de Nazaré será plenamente o Cristo cósmico. Assumido em Deus, vindo a nós através do Espírito, será Deus em nós e manifestado na energia da natureza, na beleza das cachoeiras, no canto dos passarinhos e na ternura humana expressa em cada ato de amor. Aleluia. 

                      Nessa semana, somos convidados a invocar o Espírito Santo que se manifestará a nós de modo novo nessa festa de Pentecostes que celebraremos no próximo domingo. E como todos os anos, essa oração terá como intenção especial a unidade das Igrejas cristãs. Essa semana de Pentecostes é a Semana de orações pela Unidade. "Pai que todos sejam Um, para que o mundo creia". 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações