Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Democracia direta, 15 de maio de 2012

Democracia direta

Queridos irmãos e irmãs, 

Hoje cheguei em Brasília. Meu primeiro compromisso foi gravar programas na TV Supren. É uma emissora educativa de uma ONG espiritualista que se chama "União Planetária". Essa televisão quase artesanal passa programas educativos no canal 2 da NET e atinge 23 estados brasileiros, além de também ser transmitida em vários horários por canais comunitários dos diversos estados. O meu programa se chama "Encontros para o bom viver" (o bom viver é o conceito indígena para vida de qualidade). O programa é semanal e quem não tem NET (como eu), pode vê-lo na internet www.tvsupren.com.br

Penso que o meu programa vai ao ar nos sábados às nove da manhã e às 23, 30 h e isso se repete cada terça feira nos mesmos horários. Apesar da audiência ser pequena (nem comparar com as emissoras comerciais), televisão é sempre um fenômeno impressionante e de vez em quando encontro pessoas que me dizem que vêem e gostam.

Hoje, entrevistei Acilino Ribeiro, advogado, professor, coordenador do Movimento pela Democracia Direta no Brasil. Ele foi preso na época da ditadura militar, exilado na Rússia e também na Líbia, tendo convivido um tempo com Kadafi e desmente a imagem que a imprensa internacional fez de Kadafi. E agora assessora movimentos populares e coordena também a UNIPOP, uma universidade dos movimentos populares. É bonito e bom ver o entusiasmo e a doação voluntária de uma pessoa como ele por essa causa da transformação do mundo e concretamente do nosso país. 

Sempre que encontro um irmão assim, me pergunto quantos cristãos vivem sua fé e sua mística a esse ponto de doação integral de vida. 

Aliás por falar nisso, procuro me integrar no grupo de estudo da pós graduação de teologia da Católica. Eu, velho e sem nenhuma pretensão de algum diploma a mais, apenas para me inserir no Recife, participo do encontro desse grupo de jovens cada quarta. E eles estudam um livro. Agora estão lendo A visão integral do Ken Wilber (ed.Cultrix). É uma tentativa de um olhar interdisciplinar e holístico sobre a vida e o mundo, ligando ciência, psicologia, espiritualidade. Comprei o livro e comecei a ler. Estou gostando. Depois comento com vocês. 

Um abração do irmão Marcelo  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações