Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Meditação bíblica para o domingo, 03 de novembro 2013

Nesse domingo, aqui no Brasil, a Igreja Católica celebra a festa de todos os santos. O evangelho proclamado é o das bem-aventuranças (Mt 5, 1- 12). Sempre que releio ou escuto esse evangelho, sinto-me confirmado na convicção de que o projeto de Deus é para nós é nos ver felizes e contentes. Bem aventurado significa mais do que aventurado. É muito feliz. E Jesus não só deseja isso, como propõe e quase pede que o sejamos. Só que ele indica como caminho de felicidade coisas que para o mundo nunca seriam consideradas caminho de felicidade: assumir a pobreza, ter consciência de sua pequenez, ser promotor da paz, fazer parte da comunidade dos pequenos (mansos), ser puro de coração.... perseguido por causa da justiça. Como encontrar bênção e alegria nessas situações? 

Aqui na América Latina, muita gente deu a vida e se consagrou a esse caminho e foi feliz sim - na comunhão do Cristo. Meu amigo, Pedro Casaldáliga, hoje com 86 anos, é um exemplo vivo disso. Mas, tantos outros. Fui professor em um curso do CEBI e outro da CPT de pessoas como o padre Josimo e a irmã Dorothy Stang e posso dizer que para eles viver esse caminho foi sim de felicidade, embora lhes custou a vida. 

Hoje, os índios latino-americanos formulam o conceito do Bem viver como proposta de caminho social e político. Penso que o sumak kwasay indígena corresponde à bem-aventurança evangélica. Mas, fica sempre a pergunta: Para um mundo como o nosso quais seriam as bem-aventuranças que deveríamos proclamar hoje em nome de Jesus? Quem consegue vacinar-se contra o consumismo proposto pela publicidade? Quem mesmo em uma sociedade individualista e de competição consegue ter um espírito comunitário e solidário? Quem não perde a esperança de um novo mundo possível? Quem vive a espiritualidade como pessoa normal e não como gente neurótica? Que mais? 

Visitei a irmã Agostinha (86) em João Pessoa e ao sair lhe perguntei: Para você qual das bem-aventuranças proclamadas por Jesus é a mais importante: 

Não esperava que ela me respondesse: A dos puros de coração porque pureza de coração significa integridade profunda consigo mesmo e com os outros - limpidez de caráter e a promessa que Jesus faz às pessoas que vivem isso é a maior possível "verão a Deus". Pode ter coisa melhor do que essa?

Fiquei com essa pergunta e esse desejo no coração para mim e para vocês. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações