Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica para o domingo 06 de abril 2014

As comunidades católicas e anglicanas celebram nesse domingo o quinto da Quaresma. Esse domingo é centrado na leitura de João 11, a narrativa da chamada reanimação de Lázaro. Em si não deveríamos chamar de "ressurreição" já que Lázaro voltou à sua vida de sempre. E mais tarde, um dia, ele morreu, como todo mundo. A ressurreição é algo que a primeira pessoa que viveu foi Jesus. De fato, conforme Paulo, ele é o primeiro a receber do Pai uma vida nova, absolutamente nova. A reanimação de Lázaro é sinal da ressurreição de Jesus. Gosto do fato de que esse sinal de Lázaro começa por uma coisa que me toca muito: a amizade. 

Lázaro é chamado de amigo do Senhor. Ele e suas irmãs Marta e Maria são chamados de amigos do Senhor.  

Pessoalmente, poderia dar o meu testemunho pessoal de como a amizade é realmente o início de um modo novo de viver e, portanto, sinal e sacramento da ressurreição. Um verdadeiro amigo ou amiga nos dá nova força de viver e nós temos de ser para os nossos amigos e amigas esse sinal e instrumento dessa força nova de viver. 

Roger Schutz, o fundador e primeiro prior de Taizé, dizia que a amizade é a mais bela imagem da presença divina no mundo. Eu concordo com isso, mas acrescento que é sinal da ressurreição como nova forma de viver  e de conviver. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações