Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica para o domingo, 18 de janeiro 2015

Nesse segundo domingo do tempo comum, as leituras mais importantes da liturgia se centram na questão da vocação (1 Sm 3 e o evangelho de João 1, 35 ss).

A primeira leitura conta a história do Samuel quando era muito jovem, ainda criança no templo e Deus o chama. O evangelho conta como outros dois jovens, irmãos, André e Pedro, discípulos de João Batista, viram o mestre deles falar de Jesus e foram atrás dele. Jesus os vê e é sempre ele que toma a iniciativa do diálogo: "O que vocês procuram?". Eles respondem: "Mestre, onde você mora?". Jesus responde: "Venham e vejam". Eles seguiram Jesus e ficaram com ele naquele dia. Eram quatro horas da tarde.

Esse relato tão belo e sóbrio mostra como a vocação dos discípulos de Jesus se expressa no cotidiano da vida e através de elementos humanos: um é levado a Jesus pelo outro. O ficar com Jesus é um processo. No começo de tudo, tem uma resposta à pergunta que ele faz a cada um/uma de nós: "O que você está procurando?". Qual é a sua busca mais profunda na vida?.

Quando a gente consegue responder "Onde você mora?", isso é, quando estamos interessados em morar com ele, nunca mais somos a mesma pessoa. O que o evangelho de João chama de "morar com ele, permanecer com ele" é como se fosse um passo a mais do que os outros evangelhos chamam "seguir". Atualmente, esse permanecer em Jesus é o objeto de nossa vida de fé. Viver mergulhado nele e ele em nós. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações