Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica, sábado, 01 de fevereiro 2014

Neste domingo, a Igreja Latina celebra a festa da Apresentação de Jesus no templo. As Igrejas orientais chamam essa festa "Hipapanté", a festa do encontro do Senhor com o seu povo. De fato, no episódio da apresentação de Jesus no templo, no seu 40o dia de vida, é Deus que de novo toma conta do templo e de certa forma anuncia que Jesus fará da terra inteira um imenso templo da presença divina. Uma coisa que chama a atenção no evangelho lido nessa festa (Lc 2, 22 - 40) é as muitas vezes em que aparece o verbo ver. Simeão queria ver a salvação prometida. Ele canta: "Os meus olhos viram..." Procurar ver e querer ver é uma forma de desejar. É uma atitude mística. Na montanha, Jesus dirá: Felizes as pessoas que têm coração puro porque verão a Deus. 

O ver do evangelho não é apenas o olhar. É ver realizado o que Deus prometeu. É poder atestar e testemunhar que Deus cumpre sua promessa. A base da vida de fé é isso: crer e esperar a realização da promessa. Santo Agostinho dizia: Deus é fiel a nós porque cumpre a sua promessa. Nós somos fiéis porque cremos na promessa e nos agarramos com ela. Simeão viveu a vida inteira esperando isso. Agora, já velho, pode dizer: Agora, deixa partir em paz teu servo, porque meus olhos viram a tua promessa realizada. Do mesmo modo, Ana, a profetiza anciã, testemunhava a todos a respeito do que tinha visto. Nós somos chamados a valorizar a parte da promessa que Deus já nos permitiu ver cumprida para assim nos manter firmes na esperança da parte ainda não realizada. E aí sim, dar testemunho dessa presença maravilhosa e amorosa de Deus no mundo. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações