Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Os desafios do papa Francisco

                       Hoje, o papa Francisco encerrou a sua visita ao Chile e viajou ao Peru onde passará mais três dias. A respeito do Chile, o papa sabia que encontraria um dos países considerados menos religioso da América do Sul; Ao mesmo tempo, com uma Igreja diferente daquela que nos anos 70 e 80 tinha bispos e padres que enfrentavam a feroz ditadura de Pinochet. Como sempre, o papa se destacou por sua simplicidade, sua proximidade afetuosa das pessoas e por dar um sinal de que fala com o coração. Defendeu o direito dos índios mapuche a suas terras ancestrais e  a manter sua cultura própria. No seu encontro com bispos, padres e religiosos, denunciou o clericalismo como um grande pecado e deixou claro que sabe: a hierarquia católica do Chile continua muito distante do povo e o clero absolutamente isolado dos leigos. 

                  O papa tem consciência de que tanto no Chile como na maioria dos países (essa é a realidade do Brasil), ele fala como João Batista no deserto. Ele mesmo no encontro do final do ano com os cardeais e funcionários da curia em Roma,lembrou as palavras de um antigo cardeal que dizia: Querer reformar alguma coisa no Vaticano é como pretender limpar a pirâmide do Egito com uma escova de dentes.... O papa disse isso meio rindo mas ele sabe que é sério. E certamente sabe que uma dificuldade imensa de uma viagem como essa é o fato de que ele viaja como pastor, mas também como chefe de Estado. Fala de paz e de não violência, mas o povo o vê cercado de milhares de militares armados até os dentes e prontos a atirar em quem der qualquer sinal de perigo. O papa fala em diálogo, mas o Vaticano continua nomeando bispos sem levar em conta as Igrejas locais e depois que nomeia um como esse de Osorno (no sul do Chile) que o povo local em sua maioria rejeita, o Vaticano não volta atrás e impõe sem pensar nas consequências. Pobre papa Francisco. A cada dia constata como é difícil simplesmente permanecer fiel ao Evangelho de Jesus. 

                       Que a figura do papa seja desmitizada, me parece bom; Que o papa renuncie a concentrar o poder supremo como era antes, certamente é melhor. No entanto, vivemos em um mundo de Trump e Temer, Jong Mo da Coreia do Norte e Macri da Argentina, Pinera do Chile e outros políticos que ninguém garante a honestidade, e quando se acha que é honesto se pode duvidar da sanidade mental ou da idoneidade ética. O papa Francisco é o único líder que pode ter credibilidade. Por isso, temos de apoia-lo e ajudá-lo em sua tarefa, mesmo que pareça limpar uma pirâmide do Egito com uma escova de dentes....  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações