Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

A Amizade é uma presença divina junto de nós

            Alguém me disse que hoje é o dia internacional da amizade. Apesar da artificialidade de tantas datas comemorativas sem muito se saber por que, é sempre bom ter ocasião para se refletir sobre o valor da amizade na vida de cada um de nós e como para quem crê, a amizade é um rosto de Deus ao nosso redor.

            A Fraternidade é universal. Somos irmãos e irmãs de todos/as. Temos de ver todo ser humano como irmão/ã a ser olhado/a e tratado/a com cuidado de amor. No entanto, entre todos os irmãos que amamos em um plano profundo e dentro de um projeto de uma nova humanidade, alguns recebem um amor de predileção. Esses são amigos/amigas. Jesus viveu isso com os doze que o acompanharam por todo o tempo de sua missão e estendeu esse amor de predileção a algumas mulheres amigas que acompanhavam o grupo. "Assim como o Pai me amou, assim também eu amo vocês, (com um amor divino e de predileção). Esse é o amor de amizade. 

               Na Idade Média, por algum tempo, algumas Igrejas locais aceitavam celebrar em um rito o compromisso de amizade. Não era casamento, mas era um compromisso de fidelidade na amizade, no diálogo e na solidariedade fraterna. Gosto de pensar essa celebração mesmo não ocorrendo mais exteriormente como algo que ocorreu sempre na minha vida. Sou profundamente marcado por "grandes amizades" que vêm de 40 e mesmo de 50 anos. E em momentos fundamentais e difíceis da minha vida, foram amigos que me socorreram e me salvaram.   

                Fico feliz quando percebo que apesar da gratuidade dessa aliança de amor fraterno, os amigos acabam nos ajudando a clarear um projeto social e político de sociedade na qual estamos inseridos e pelo qual lutamos. Assim, a amizade se torna como célula de uma humanidade nova menos competitiva e totalmente centrada na doação mútua da amizade. 

            Quando Jesus diz "ninguém tem maior amor do que aquele/a que dá a vida por seu amigo/a", está afirmando o que ele decidiu fazer e o que ele nos propõe, não como caminho de morte e sim como jeito de viver. A Amizade é uma forma bela, profunda e feliz de martírio, ou seja, de testemunho do projeto divino no mundo. Estamos nessa.      

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações