XXXII Domingo comum do ano: Mc 12, 38- 44.
A cultura da prosperidade ou a doação/partilha da vida?
Esse tipo de religião que se serve dos pobres é justamente o contrário da fé que une o amor a Deus e ao próximo, como Jesus e o seu amigo escriba tinham conversado. Nesse clima de denúncia profética, Jesus se senta diante do cofre do templo, como juiz e ali pronuncia sua sentença contra aquele tipo de religião. Sua profecia tem duas partes. Na primeira, denuncia os escribas que transformam saber em poder dominação. E na segunda, vê as pessoas que passam e depositam suas ofertas no cofre. Em meio a algumas pessoas de posse, Jesus vê uma pobre viúva que vem e deposita na caixa duas pequenas moedas. Marcos a apresenta como viúva, isso é, mulher sozinha e, para dizer que era pobre, usa o termo ptoché que designa alguém que pede esmolas, pessoa mais empobrecida entre todas.
Conforme o evangelho, ela coloca no cofre dois leptons, ou seja, das menores de todas as moedas de cobre da época, quase sem valor comercial. No entanto, Jesus diz que, ao dar duas dessas pequenas moedas de cobre quase inúteis, aquela viúva entregou ao templo mais do que todos as outras pessoas que passavam por ali. Jesus acrescenta: ela deu daquilo que lhe fazia falta. Não deu o que sobrava, como faziam os outros. Tem gente especialista em doar o resto, o que não lhe serve mais para nada.
Nesse domingo, provavelmente muitos comentários dirão que Jesus elogiou a viúva pobre, valorizou a sua oferta que qualitativamente foi muito já que proporcionalmente ao que ela possuía, significava para ela muito. No entanto, esse tipo de comentário esquece o contexto de julgamento que Jesus estava fazendo do templo. Ignora que, dois versos antes desse texto, ele tinha denunciado a exploração dos escribas do templo sobre as viúvas pobres. Portanto, Jesus não apenas elogiou a esmola da viúva, mas, principalmente, denunciou que o templo extorquia e devorava os bens dos pobres e das viúvas. Ou seja, o templo como instituição religiosa com tentáculos políticos, econômicos e administrativos estava sendo parte de uma engrenagem social de exploração do povo. Tinha aparência religiosa, mas era essencialmente máquina de exploração do povo.
Contrariamente a esse sistema, a prática da partilha que Jesus propunha e que, desde o tempo do maná no deserto, a Bíblia revela como projeto divino é totalmente contrário a isso. Tem como diferencial o fato de ser comunitário e não pode ser apenas doação particular a uma instituição eclesiástica. A partilha deve ter como razão de ser a vida em comum, a necessidade dos irmãos e irmãs. Como propunha o livro dos Atos dos Apóstolos, cada pessoa coloca em comum o pouco que tem e recebe de acordo com suas necessidades. Isso supõe outro tipo de sociedade, mas as Igrejas cristãs devem profeticamente apontar para esse caminho de comunhão e de partilha, a partir das necessidades das pessoas e grupos mais necessitados.
Muitas das grandes tradições espirituais da humanidade começaram pela atitude de renunciar a riquezas e ao poder. No século VI antes de nossa era, na Índia, o príncipe Siddharta Guatama deixa o palácio, renuncia a ser nobre, e passa a viver como mendigo para alcançar o despertar e se tornar Buda. Conforme a tradição judaica, Moisés renuncia a ser príncipe do Egito e se refugia no deserto para se tornar profeta de Deus. Outras tradições têm histórias semelhantes. No entanto, quando se institucionalizam as religiões tendem a ter muito dinheiro e riqueza.
Nos séculos antigos, pastores da Igreja como João Crisóstomo e Basílio de Cesareia afirmavam que a riqueza e a concentração de bens é sinal de roubo e que aquilo que sobra a cada um é propriedade dos pobres. Em nossos dias, ao contrário, alguns pastores e líderes eclesiásticos criaram a teologia da prosperidade. Esta sustenta que a riqueza é sinal da bênção divina e uma forma de garantir a benção divina é dar dinheiro ao pastor. Quanto mais as pessoas tornam a Igreja rica, mais Deus as abençoa. Além disso, ainda desenvolvem teologia, ou ideologia do domínio, na qual propõem que, em nome de Deus, a hierarquia religiosa (pentecostal) passe a dominar a sociedade política e a impor doutrinas e dogmas da Igreja a toda a sociedade.
Em nossos dias, nas dioceses católicas, as paróquias procuram revalorizar a Pastoral do Dízimo e as pessoas se inscrevem. Cada pessoa deve, voluntariamente, declarar quanto pode dar mensalmente. Não se deve associar a pastoral do dízimo à oferta ao templo. Deveria ser bem mais uma pedagogia de economia de comunhão ou da economia de Francisco e Clara, sempre baseada na partilha e na comunhão.
Hannah Arendt, grande filósofa judia (1906- 1975), propunha que a dignidade humana se expressa mais profundamente quando se passa da atitude individualista a uma postura relacional do agir social e político. Portanto, o que dá valor a nossas ações é o grau de amor que as acompanha e a comunhão que nossos atos podem gerar.
Em algumas Igrejas pentecostais, ao menos às pessoas pobres, é cobrada literalmente a décima parte de tudo o que ganham. Como alguns pastores têm renda calculada em milhões, fica difícil imaginar que, cada mês, depositem para a Igreja a décima parte dos milhões que possuem. Entre os dez brasileiros considerados mais ricos do mundo, dois são pastores de Igrejas pentecostais formadas principalmente da população mais empobrecida do país. Não é justo nem ecumênico cultivar preconceitos contra essa imensa quantidade de pobres que fazem como a viúva pobre desse evangelho, dão de si mesmas tudo o que possuem e são, sem se dar conta de que a religião ritual e do templo, seja nas Igrejas pentecostais, seja em alguns grupos católicos, merecem hoje a crítica profética que Jesus fez ao templo e não às pessoas pobres.
Preste atenção na letra da música Deus me proteja, de Chico César.
(Chico César)
Deus me proteja de mim
E da maldade de gente boa
Da bondade da pessoa ruim
Deus me governe e guarde, ilumine e zele assim
Deus me proteja de mim
E da maldade de gente boa
Da bondade da pessoa ruim
Deus me governe e guarde, ilumine e zele assim
Caminho se conhece andando
Então vez em quando é bom se perder
Perdido fica perguntando
Vai só procurando
E acha sem saber
Perigo é se encontrar perdido
Deixar sem ter sido
Não olhar, não ver
Bom mesmo é ter sexto sentido
Sair distraído, espalhar bem-querer