Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, domingo, 06 de janeiro 2013

Para mim foi uma imensa alegria celebrar a eucaristia com o grupo do Curso Oscar Romero. Uma festa de fé e de compromisso. Uma celebração bastante espontânea, mas dentro da tradição litúrgica mais profunda, embora com o cuidado de uma inculturação que ouse alguns elementos novos. O evangelho da visita dos magos sempre me toca muito e me faz retomar a busca interior, redescobrir a estrela guia que me dá alegria e me conduz a Belém. Não tenho dúvida de que essa estrela é o compromisso com o povo oprimido, principalmente os movimentos populares. Que alegria eu vivo quando me pedem coisas e quando sinto que posso ser útil à caminhada do MST ou do MTC (Movimento dos trabalhadores cristãos), os dois movimentos que acompanho mais de perto. 

Ontem recebi de um amigo, líder de um movimento popular, o pedido para eu formular uma oração ecumênica e interreligiosa pela saúde do presidente Hugo Chávez. Passei a noite me acordando e discutindo comigo mesmo como fazer. Não tive nenhuma hesitação que era o caso de fazer. O presidente Chávez é para nós todos latinoamericanos o símbolo de um processo socialista novo e sua presença e atuação é ainda muito necessária. E embora seja mentira o que dizem os meios de comunicação servos dos norte-americanos (que ele está morrendo), é verdade que o seu estado de saúde é grave e inspira cuidados. Acordei mais cedo, ainda de madrugada e tendo eu mesmo orado, fiz a oração que me pediram. Era baseada no refrão do salmo 104 que judeus e cristãos sempre cantam e oram invocando a energia curativa de Deus: Envia o teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra.

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações