Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, domingo, 21 de outubro 2012

Na Igreja Católica, hoje, é considerado o domingo das missões. A partir do Concílio Vaticano II, o conceito de missão mudou muito. A missão não pode mais ser vista com o objetivo de tornar as pessoas cristãs e sim de testemunhar o reino de Deus, isso é, o projeto divino no mundo. Por isso, a missão é essencialmente diálogo e abertura amorosa à humanidade e às suas grandes causas. 

Nesses dias, vi um filme lindo que está passando no circuito de arte das grandes cidades brasileiras (no Recife está no cinema da fundação): "O gato do rabino". Um desenho animado francês feito para adultos. O filme é maravilhoso e merece ser visto. Aborda justamente a abertura intercultural e o diálogo inter-religioso. É muito simbólico e eu não quero contar a história para não tirar a surpresa de quem puder ver o filme, mas penso que está profundamente ligado com esse assunto que estou abordando hoje, a missão como testemunho de amor e abertura intercultural e inter-religiosa. 

A respeito de comentários que irmãos e irmãs fazem no blog, só hoje, meu sobrinho me explicou como responder no próprio blog. (eu sou da idade pre-informática e ainda entro nisso com dificuldades). Até aqui eu respondia no próprio email e nem percebia que o email não ia para a pessoa em questão e sim para o blog. A partir de agora responderei sim no próprio blog. Desculpem. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações