Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, quarta feira, 24 de outubro 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

Em um dia como hoje, 24 de outubro, em 1969 (há 43 anos), no mosteiro de Olinda, Dom Hélder Câmara me ordenou presbítero (padre). De lá para cá, vários desafios. No começo, pastoral da juventude, depois, trabalho ecumênico, mosteiro de Goiás, pastoral da terra, assessorias aos movimentos populares, fundação do CEBI (Centro de estudos bíblicos - junto com Carlos Mesters e outros) e muitos outros trabalhos e atividades. De Recife a Curitiba, de Curitiba a Goiás, de Goiás a Goiânia e de Goiânia novamente a Recife. Meu modo de viver o ministério não me permite festejar o presbiterato. Como me ensinou Pedro Casaldáliga, o ministério presbiteral se fundamenta no batismo que nos faz todos sacerdotes e profetas de Deus. Neste dia, agradeço a Deus ter podido viver o batismo nesse caminho do ministério, em uma procura permanente, uma tentativa contínua de me manter aberto ao que Deus quer de mim. Mas, de fato, não tenho dúvidas, devo o pouco que consegui realizar e a minha perseverança neste caminho a amigos/as maravilhosos/as com que Deus me enriqueceu e que me são apoio, força e luz a cada momento da vida. 

Ao olhar esses 43 anos de vida ministerial, agradeço a Deus me manter no caminho da renovação, na opção por uma fé ligada à vida do povo e um modo de ser padre que exige de mim o compromisso radical com os empobrecidos e com a sua libertação. É nesse caminho que encontro Deus e que procuro viver com ele uma intimidade de aliança. Hoje, renovo o meu propósito de me manter nessa linha e ser fiel ao mesmo sonho. E conto com vocês nessa alegria de viver esse modo de seguir Jesus. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações