Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quarta feira, 27 de maio 2015

Voltei ontem de madrugada, depois de uma viagem de 20 dias em que peregrinei por várias cidades do norte da Itália, apresentei o meu novo livro sobre o evangelho de Marcos em italiano e participei com várias comunidades de vigílias e reflexões sobre a beatificação de Dom Oscar Romero.

Volto contente, embora cansado.

Depois de 20 dias fora do Brasil, retomo a inserção com os movimentos sociais e o Fórum Diversidade e contra a discriminação em Pernambuco. Durante minha viagem, aconteceram mais alguns incidentes de discriminação e perseguição  a cultos afrodescendentes. É claro que os participantes do Fórum estão protestando e se solidarizando com as comunidades de terreiro. Sabem que contam sempre com minha adesão a essa iniciativa em defesa da diversidade e pelo direito de culto de todas as comunidades e grupos. Ainda hoje recebi um convite para participar na próxima semana da festa de Oxossi no Opô Afonjá da querida Mãe Stella em Salvador, BA. Infelizmente, dessa vez, não poderei porque cheguei agora de uma viagem e naquele final de semana já terei outra viagem - dessa vez para participar do encontro argentino do movimento Fé e Política, em Santiago del Estero.

Fico feliz de ver que em Colômbia os lavradores e índios estão organizando uma organização permanente chamada "Congreso de los Pueblos". É interessante porque é um processo na linha do Fórum Social Mundial e quer articular as mais diversas iniciativas de lutas sociais e cidadãs. Vocês podem ler sobre isso a entrevista dada por um dos líderes do movimento no site da Adital:

www.adital.com.br

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações