Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, quarta feira, 27 de novembro 2013

Hoje completo 69 e começo o meu septuagésimo ano de vida. É um tempo de agradecer a Deus tantas graças recebidas, tantas coisas vividas e me preparar melhor para o tempo que resta. 

A tradição budista diz que a vida tem quatro etapas: na primeira, a pessoa aprende. Na segunda, ensina. Na terceira vai para a floresta e rumina o que aprendeu e o que ensinou. É o tempo do silêncio, do aprofundamento e do viver aquilo que se crê. Mas, essa não é ainda a última etapa. A quarta e última etapa é  a de mendigar. Mendigar é fundamental na tradição budista. Não no sentido comum em que empregamos esse termo hoje, mas no sentido de "aceitar depender do outro". De fato, não é fácil viver isso, mas por mais que tentemos dar autonomia às pessoas mais velhas e elas têm direito a isso, é claro que uma certa dependência vem da fragilidade física e mesmo do peso da idade. E isso tem de ser preparado para ser vivido espiritualmente. 

Por enquanto, me sinto bem e consigo trabalhar sem problema, mas sei que isso não durará muito e devo aceitar esse fato e vivê-lo como perspectiva normal. O importante é viver aqui e agora o hoje de Deus. 

Depois de uma viagem cansativa e chata, voltei ao Recife e estou na casa de minha irmã reassumindo a vida de cada dia. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações