Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, quinta feira, 01 de agosto 2013

Hoje tive uma hora de conversa com Dom Tomás Balduíno (90 anos) e juntos telefonamos a Dom Pedro Casaldáliga que se recupera de uma recaída e está mais frágil em São Félix do Araguaia. Por esses dois anjos da Igreja da libertação, profetas dos índios e dos mais pobres, senti-me revigorado e confirmado em minha missão e decidido a me doar mais a essa causa. 

Dei uma entrevista de mais de uma hora para uma equipe que está preparando um filme = documentário - sobre a questão da terra no Brasil e a história da pastoral da terra da qual participei no secretariado nacional de 1977 a 1991 e mesmo depois tenho sido assessor do MST. De certo modo, me sinto meio envergonhado em contar essa história. Antes de tudo, por ter a consciência de que deveria ter me dado mais e melhor a essa causa. E depois porque tive de falar de mártires da caminhada, como o padre Josimo Tavares, o jovem Vilmar (do estado de Goiás), o padre Ezequiel Ramin (de Rondônia) e mesmo a irmã Dorothy Stang que foram alunos/as meus/minhas no CEBI e na CPT. Meu Deus, que responsabilidade. Mas, a alegria ou melhor a ação de graças é perceber como durante toda essa história, Deus tem sido presente e atuante e como nos guia no caminho do seu reino. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações