Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 02 de agosto 2012

Queridos irmãos e irmãs, 

Comecei hoje o dia com minha caminhada de meia hora. No final, passo em uma padaria para levar pão fresco para casa. No caixa vejo ao lado um senhor lendo o jornal do dia e comentando: "Então já abriram de novo a temporada de caça". Não entendi e a moça do caixa percebeu. Por isso, acrescentou: Foi. Ontem mataram mais dois índios em uma aldeia no interior da Paraíba. Deve ser o vigésimo e tanto assassinato de índios no Brasil somente nesse ano e o pior é que até aqui o governo federal não tem feito nada para impedir isso. No Mato Grosso do Sul, grandes fazendeiros contratam milícias que têm invadido aldeias, ameaçado nossos irmãos Guarani Kaiowá e outros.... É um progresso construído sobre o sangue dos pequenos. Temos de mudar isso quanto antes. 

A campanha para as eleições municipais já está tomando conta das ruas, poluídas pelos carros de som e pelos cartazes de todos os tamanhos que inundam as cidades. O que percebi é que todos salientam os nomes dos candidatos e pouco aparece o nome do partido porque no Brasil partido é algo artificial e que hoje em dia, tem pouca credibilidade e parece tudo a mesma coisa, embora não seja. Em nome da governabilidade, o PT faz aliança com qualquer um, Lula se liga com Maluf e com isso a própria política fica desacreditada. Voltamos aos tempos dos coronéis, velhos ou novos, de direita como sempre ou os que se dizem mais à esquerda. Esquerda mesmo ninguém é no sentido de defesa do pequeno e de construção de uma sociedade diferente. Ou se faz uma verdadeira reforma política ou só mudam nomes. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações