Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 06 de setembro 2012

De acordo com os jornais, há 60 anos no Recife o grupo Severiano Ribeiro Júnior inaugurou o grande Cine São Luiz, nas margens do Capibaribe, no centro histórico do Recife. Como todo cinema de rua, o São Luiz entrou em crise e há alguns anos foi fechado. Há um ano, a prefeitura do Recife o comprou e tenta recolocá-lo em ordem, o que até agora só aconteceu em parte. 

O São Luiz é um símbolo do Recife dos velhos tempos. Um dos cinemas mais bonitos e luxuosos do Brasil. Nele víamos sessões de arte e também os filmes que faziam sucesso no decorrer dos anos. Junto com Dom Hélder Câmara, assisti ali "Zorba, o grego" e "Sandálias do Pescador", ambos com o ator Anthony Quimm. Dom Hélder vibrava e se emocionava com os filmes que via. Gerações inteiras passaram por aquele salão. Hoje os cinemas de shopping não têm mais a mesma magia. Não têm mais cine-clube e passam uma imagem de descartável. Alguns filmes clássicos tratam desse assunto: "A última sessão de cinema" de Peter Boganovitch, do início dos anos 70 e "Cinema Paradiso" italiano de Giuseppe Tornatori (anos 80). O cinema nos humaniza e é preciso retomarmos a ele. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações