Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, quinta feira, 14 de fevereiro 2013

Como ontem viajei de volta ao Recife, hoje comecei a Quaresma fazendo um dia de retiro. Tomei os salmos como tema de meditação. Orei e depois fiz um texto que servirá de prefácio para o livro que estou escrevendo com a irmã Agostinha: "Com os salmos da Bíblia, orar o hoje do mundo". E retraduzi de forma ecumênica e inclusiva dois salmos, o três e o vinte e três. 

Hoje é o "Valentine day´s" que, no hemisfério norte, é o dia dos namorados e também dia da amizade. Segundo a tradição, São Valentino foi um mártir que deu a vida por amor a um amigo. Na minha vida, a amizade tem sido uma graça divina, a qual posso dizer que devo a própria vida, (quando estive muito doente, foram amigos que gratuitamente me socorreram e me acolheram e possibilitaram a minha cura). Mas, na minha própria missão, sinto que meus amigos e amigas têm sido mais do que anjos que me sustentam e guiam. Devo a eles muito do que hoje sou e do que procuro ser. Lembro-me de Roger Schutz, fundador de Taizé que dizia: "A amizade é o rosto gratuito de Deus na vida da gente". Na minha é mesmo, sim. 

Encerrei o dia jantando com Mércia, minha irmã que mora em Maceió e passava aqui no Recife, seu esposo, Sérgio, sua filha Isabel com o companheiro Pedro. Foi como uma eucaristia de amor, carinho e alegria.

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações