Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, quinta feira, 26 de março 2015

Túnis continua imersa em uma onda de frio e de chuva. De todo modo, o calor humano do Fórum Social faz da cidade um ponto de encontro de toda a humanidade. Dessa vez, não chegam a cem mil as pessoas, mas é bom vermos ao menos 50 mil de todo o mundo representando movimentos sociais e organizações que buscam um novo mundo possível. Principalmente, fico feliz ao ver uma multidão de jovens. Talvez se possa dizer que a maioria é de jovens. Ontem, ao sair do workshop do fórum de teologia, buscando taxi na rua, encontrei Chico Whitacker, um dos fundadores do Fórum e membro da coordenação internacional. E ele me contou que aqui está Henrienne de Chapponay, 90 anos, uma francesa que dedicou toda a vida dela aos movimentos sociais. E ela é sobrinha neta da princesa Isabel. Ao contrário de seus primos que vivem aristocraticamente em Petrópolis e em Santa Catarina, até tentando de vez em quando propor uma volta do Brasil à monarquia, Henrienne, que eu conheci nos anos 80, sempre dedicou toda a sua vida aos oprimidos e à causa da libertação dos povos. Hoje, participarei de dois workshop sobre povos indígenas,  pluralismo cultural e libertação. Mas, não terei de falar como conferencista, o que, ontem, me aconteceu, sem eu ter preparado bem já que não sabia que deveria apresentar ou provocar o tema do diálogo interreligioso.

Ontem à noite, fomos, todos nós do fórum de teologia, (umas 30 pessoas) convidadas/os para um casamento tradicional aqui. Pena que a cidade à noite tem poucos taxis, estava começando a chover e eu tive medo de ficar molhado na rua e no frio. Não fui. Teria gostado muito de participar da cerimônia de um casamento muçulmano.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações