Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, quinta feira, 31 de janeiro 2013

Passei o dia em Caruaru, no colégio das irmãs beneditinas, onde assessorei um encontro pedagógico com os educadores. Pediram-me o tema "Pedagogia espiritual de São Bento e a juventude". A manhã foi toda em estilo de diálogo e com bastante participação. Vimos que o objetivo da pedagogia espiritual é instigar, alimentar e estimular a busca interior de cada pessoa, ao mesmo tempo que, de algum modo, procurar responder a essa busca. E São Bento faz isso, propondo uma regra de vida comunitária, estabelecendo como princípio que todos se sirvam uns aos outros como irmãos. O fundamento da vida espiritual é a escuta e a partir da escuta interior e profunda, o diálogo. E a própria oração se realiza a partir desse diálogo comigo mesmo, com o outro e com Deus. Aí a pedagogia é de um compromsiso de mudança permanente de vida, conversão de costumes que me faz viver em um processo permanente e no qual sempre estamos jovens e começando a aventura espiritual. Foi isso que conversamos. 

À tarde, na volta, parei na Universidade Federal de Pernambuco, onde gravei um programa de entrevistas. Quem me entrevistou foi o doutor Marcelo Pelizzoli, responsável pelo programa Realidades que é transmitido pela Rádio Universitária FM (de Recife). O programa passará nesse domingo às 18 horas. Uma conversa de uma hora sobre teologia da libertação hoje, como nos situar nesse mundo pluralista, como nos posicionar diante do fundamentalismo e da teologia da prosperidade de alguns grupos cristãos. Finalmente, como aprofundar mais o diálogo entre fé e ciência. Um bom encontro e no qual eu acabo aprendendo muito. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações