Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, segunda feira, 07 de maio 2012

Internet

Passei o dia todo hoje com a leitura do livro "Internet e Religiosidade", um livro coletivo de vários autores, organizado por Valter Avelar, mestre em ciências da religião e doutorando na Católica do Recife. Ele me pediu para ler e fazer um prefácio para a edição que vai sair do livro. São dez artigos. Três abordam o tema mais geral e os conceitos. Depois, uma autora mostra como dois terreiros de Xangô do Recife usam a internet. Um outro revela sua pesquisa sobre a Igreja Bola na Rede, voltada para jovens surfistas e pessoal de classe média alta das nossas cidades. Quatro artigos são sobre o uso da internet em sites católicos. Algumas coisas me espantaram:

1o - que grupos tradicionalistas e ultraconservadores usam mais a internet do que as correntes renovadas da Igreja. (Os autores citam vários desses sites feitos para combater qualquer mudança na Igreja). 

2o - os sites carismáticos e de grupos espirituais católicos insistem mais no devocionalismo sentimental (acender uma vela virtual, depositar uma oração ao lado de uma imagem de santo, etc) do que em aprofundar a fé e crescer como diz Paulo, como adultos em Cristo. 

3o - Fiquei me perguntando que imagem de Deus e de fé tem sites que propõem orações. Você paga, escolhe se quer uma oração católica (e novamente a proposta não é um salmo ou uma oração litúrgica e sim o terço), evangélica, budista ou judaica... E o computador "reza" em voz alta a sua oração por você.... 

Sei que tem jovens que se conhecem por internet, namoram por internet e até se casam por internet. Não sei se isso dá certo. De qualquer modo, como ajuda a aprofundar a espiritualidade até concordo (eu mesmo valorizo esse blog), mas não como base da fé e de forma assim individualista e sem compromissos. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações