O que escrevi para Thiago Damato e Fernanda,
(irmãos e amigos que casaram nesse sábado)
Thiago e Fernanda, queridos irmãos,
O Fórum sobre Novos Paradigmas de civilização, do qual participei no começo da semana (de 13 a 14) em São Paulo me faz pensar na alegria do casamento de vocês... Esses novos paradigmas (o bem viver, a sustentabilidade, uma nova aliança de diálogo e cooperação entre toda humanidade, como propõe o papa Francisco), nada disso caminhará sem exercícios concretos nesse novo caminho. O compromisso de amor de vocês é uma parábola viva e permanente desses novos paradigmas.
Em si o amor de vocês não precisaria ser abençoado porque ele mesmo já é uma bênção. Como diz o texto bíblico: Deus é amor e quem vive o amor já vive em Deus e Deus vive na pessoa... Basta.
Jesus não inventou o casamento, já que antes dele as pessoas já se casavam e viviam o amor, mas ele deu à união de amor entre duas pessoas um sentido novo e é isso que vocês quiseram sinalizar hoje.
Hoje, ao reunir os parentes e amigos para esse momento especial do compromisso público do amor de vocês, vocês se propõem a fazer do amor de vocês um testemunho para o mundo todo, testemunho de que amar vale a pena e de que podemos sim organizar o mundo, a política e todas as dimensões da vida não a partir da competição e sim da colaboração e do diálogo, não do poder de um sobre o outro e sim das relações horizontais de parceria e comunhão.
Deus em vocês e com vocês levará a bom termo essa maravilha que ele mesmo inspirou e iniciou na vida de vocês. E eu tenho a alegria de ser testemunha disso e de, sempre que vocês quiserem, estarmos juntos nesse caminho. Deus os abençoe.
Um abraço forte, forte do irmão Marcelo Barros.